domingo, 4 de setembro de 2016

CLÁSSICOS DO BLUES - TEXAS FLOOD (LARRY DAVIS)






Texas Flood foi composta pelo excelente porém desconhecido guitarrista LARRY DAVIS.
Foi regravada posteriormente por FENTON ROBINSON sendo anexada em seu primeiro disco pela gravadora Alligator Records(Somebody Loan Me A Dime) porém sem muito êxito.


A música alcançou grande projeção e reconhecimento na década de 1980 em função das performances do grande guitarrista STEVIE RAY VAUGHAN. As apresentações da canção com Stevie contavam com acrobacias de guitarra, sobretudo nos solos finais, quando o Texano com a guitarra nas costas , executava solos rápidos e dificílimos , deixando extasiadas mesmo as mais exigentes platéias.



A canção descreve um cenário desolado de inundação no Texas.
Ao mesmo tempo o interlocutor narra sua aflição diante da impossibilidade de se comunicar com sua garota pelo telefone com todas as linhas cortadas em função do alagamento.
O desespero resultante é evidente como se nota neste trecho:


"Well, dark clouds are rollin' in
Man I'm standin' out in the rain
Well, dark clouds are rollin' in
Man I'm standin' out in the rain
Yeah, flood water keep a rollin'
Man it's about to drive poor me insane"

"Bem, nuvens escuras estão se mexendo
Eu estou na chuva
Bem, nuvens escuras estão se mexendo
Eu, eu estou na chuva
Yeah, a água continua inundando
Está prestes a me levar a pobre insanidade"

Diante da impotência do quadro , ao interlocutor apenas cabe resignar-se e regressar para a sua casa , como a letra descreve a seguir:
"Well, I'm leavin' you baby
Lord and I'm goin' back home to stay
Well, I'm leavin' you baby
Lord and I'm goin' back home to stay"

"Bem, eu estou te deixando baby
Senhor e eu estou voltando para casa para ficar
Bem, eu estou te deixando baby
Senhor e eu estou voltando para casa para ficar"

Algumas canções de Blues descrevem tragédias naturais, que por sua vez resultavam em grandes dramas pessoais.
Muito provavelmente LARRY DAVIS, sentiu-se motivado a escrever a canção ao testemunhar desastres similares em locais onde pode ter residido, nas proximidades ou em localidades por onde passou.
Em suma, situações geradoras de dor e aflição como inundações, ganhavam entre os anos cinquenta,sessenta e setenta , grande potencialidade em se tornar um Blues standard .
Texas Flood , é um retrato claro dos sentimentos e da desolação sentidas pelas vítimas de desastres naturais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário