sábado, 11 de junho de 2016

CLÁSSICOS DO BLUES - NOBODY KNOWS YOU WHEN YOU'RE AND OUT (JIMMY COX)




Um clássico que descreve uma das tristes realidades da vida:
Quando as coisas vão bem não faltarão " Amigos" e aquelas que supomos em épocas mais radiantes serem fidedignas amizades.
Não obstante, em face de dificuldades, de dissabores, sobretudo em épocas de reveses financeiros,todos estes a quem julgávamos como sendo as melhores pessoas a quem poderíamos conhecer ,simplesmente se afastam ou absolutamente desaparecem.
É nesse clima de desilusão acerca do ser humano , em que parece que o único objetivo desse buscar associação com outros é movido por algum interesse, que Bessie Smith começa essa esplêndida canção:


"Uma vez eu vivi a vida de um milionário

Gastei todo o meu dinheiro, não me importava com nada

Levei todos meus amigos pra muita diversão

Compramos liquor clandestino, champanhe e vinho"

De fato, quando a vida parece promissora não faltarão "Amigos" para dividir os bons momentos e as épocas onde tudo é riso e diversão"

Em contrapartida, quando a vida se mostra amarga e os recursos financeiros são escassos , é como BESSIE SMITH prossegue:

"Então eu comecei a cair tão baixo

Perdi todos meus bons amigos, não tinha lugar para ir

Se eu por minhas mãos num dólar de novo

Eu vou segurá-lo até que aquela águia grite

Porque não, não, ninguém te conhece

Quando você está pra baixo e pobre

Em seu bolso, nem um centavo

E quanto aos amigos, você não tem muitos..."




Nobody Knows You When You're Down And Out, um blues fantástico, ressaltando uma das grandes verdades da vida, em épocas favoráveis haverão "amigos" quando elas escassearem estes supostos desaparecerão!
Há outras canções clássicas ou não no Blues que transmitem idéias semelhantes e casos típicos como o descrito aqui,  voltaremos a comentar em postagens futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário